FAQ

1 - Como posso proteger o meu ambiente corporativo para evitar violação de segurança?

Recomenda-se o uso de senhas fortes e únicas para cada conta, além do uso de gerenciadores de senhas confiáveis, educar os usuários sobre a importância de não compartilhar senhas.

2 - O que devo fazer se suspeitar que meu computador ou conta foram comprometidos?

Relate imediatamente qualquer atividade suspeita para a equipe de TI, para que haja investigação e ação imediata.

3 - Quais as melhores práticas para proteger meus dados ao acessar rede wi-fi públicas?

Nestes casos recomenda-se usar uma VPN (Rede Virtual Privada) para proteger os dados de possíveis interceptações.

4 - Quais são os sinais de phishing e como posso identifica-los?

Geralmente o phishing infecta através de solicitação de informações pessoais por e-mail vindo de link desconhecido, por isso, antes de abrir e-mail deve-se verificar a procedência do remetente antes de clicar, outra recomendação é manter o treinamento dos usuários por profissionais capacitados.

5 - Que medidas devo tomar para garantir a segurança dos meus dispositivos móveis utilizados para acessar dados da empresa?

Recomenda-se o uso de senhas ou autenticação biométrica nos dispositivos móveis e a instalação de aplicativos apenas de fontes confiáveis, além de garantir que os dispositivos estejam sempre atualizados com as últimas correções de segurança.

6 - Como posso evitar a instalação de software malicioso ou spyware nos meus dispositivos?

Na prevenção de software malicioso, recomenda-se a instalação de antivírus e antimalware em todos os dispositivos, além de evitar os downloads de programas ou arquivos de fontes não confiáveis.

7 - Com relação ao compartilhamento de informações confidenciais com terceiros, quais os cuidados que tenho que ter?

Geralmente os ambientes corporativos tem sempre uma equipe de TI que irá orientar os colaboradores das políticas de segurança adotada, isso pode variar de empresa para empresa.

8 - Quais são os riscos associados ao uso de dispositivos USB não autorizados na empresa?

Os dispositivos USB, tais como PEN DRIVE, HD EXTERNO e outros não autorizados podem estar infectados trazendo sérias complicações para a rede interna, por isso recomenda-se o uso apenas de dispositivos fornecidos e autorizados pela empresa.

9 - Como posso garantir a segurança das minhas comunicações eletrônicas, como e-mail e mensagens instantâneas?

É importante verificar a autenticidade dos remetentes e evitar clicar em links ou baixar anexos de e-mail suspeitos, recomenda-se também o uso de criptografia para proteger conteúdo sensível.

10 - O que devo fazer para saber se estou em conformidade com as políticas de segurança da informação da empresa ao trabalhar remotamente?

Ao trabalhar remotamente alguns cuidados devem ser observados, dentre estes o uso de VPN seguras, antivírus, atualização regalar de softwares e dos sistemas operacionais.

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